Loading…

Home

NOTÍCIAS

  • Home
  • NOTÍCIAS
  • Centro de Juventude de Braga é a primeira unidade hoteleira com Green Key

Centro de Juventude de Braga é a primeira unidade hoteleira com Green Key

O Centro de Juventude de Braga, gerido pela InvestBraga, conta, desde o início do mês de julho, com o selo Green Key. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 11 de julho, numa cerimónia que decorreu neste espaço. Em Braga, o Centro de Juventude é a única unidade com esta distinção.

Pensado para trabalhar com jovens, o Centro de Juventude de Braga obtém agora a distinção do Green Key, um galardão que promove o turismo sustentável através do reconhecimento de empreendimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, restaurantes e centros de conferência que implementam boas práticas ambientais e sociais. 

Ricardo Rio, Presidente da InvestBraga e do Município de Braga, destaca que esta atribuição “é revestida de especial importância por ser atribuída, pela primeira vez, a uma unidade bracarense e por, em 2022, ser o único atribuído a uma Pousada de Juventude”. “O facto deter sido ao Centro de Juventude de Braga é, na minha opinião, ainda de maior relevo, uma vez que confirma o percurso que o Centro de Juventude de Braga tem vindo a trilhar”, sublinha também.

O edil realça ainda que “o Município de Braga e em particular o Centro de Juventude deBraga, estarão sempre disponíveis para que as boas praticas ambientais sejam reconhecidas em mais empreendimentos turísticos da cidade e estará por isso disponível para colaborar e trabalhar em conjunto no apoio a candidaturas a galardões como este. Na expectativa que para o ano em Braga sejam mais os empreendimentos turísticos reconhecidos”.

Carlos Silva, administrador da InvestBraga, reforça, por sua vez, que esta distinção “é sinónimo do trabalho que tem vindo a ser construído pela equipa do Centro de Juventude de Braga em prol de processos de aprendizagem e crescimento por razão das personalidades ligadas aos direitos humanos presentes em todos os quartos, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, hoje importa referir, pela promoção de boas práticas ambientais junto de quem nos visita”.

Já Pedro Soares, diretor do Centro de Juventude de Braga, realça que além da política ambiental com a qual também as restantes unidades de negócio da InvestBraga estão comprometidas, também “o plano de ação ambiental, que conta com 67 atividades que visam fortalecer o trabalho desenvolvido na área ambiental, mas também de apoio aos jovens, destacando-se a implementação de um sistema de aferição da pegada carbónica instantânea do edifico com o objetivo de sensibilizar para boas práticas de sustentabilidade através da demonstração do impacto das ações na pegada de carbono instantânea do edifício”. O responsável acrescenta ainda que o espaço está a realizar “um Biodiversity Check, disponibilizando informação sobre a Fauna e Flora do nosso jardim exterior e de todas as espécies relevantes do ponto de vista a biodiversidade num raio de 30 km, bem como aposta na monitorização constante de consumos do edifício, entre outras, sendo que o nosso objetivo principal é sempre defender e garantir a proteção do ambiente”.

Desenvolvido pela Foundation for Environmental Education (FEE), o programa Green Key ​​está presente em 65 países e conta com uma rede de cerca de 3200 estabelecimentos, avaliando a forma como os estabelecimentos aplicam medidas que visem uma gestão sustentável e responsável.

Em 2022, dos 251 candidatos ao galardão, 196 foram galardoados, sendo a Região Norte a que representa um maior crescimento, passando de 29 para 40. No que diz respeito às tipologias, os Hotéis mantêm o maior número de galardoados, com 120 unidades, quase duplicando a sua representação Green Key de 2021 para 2022. O Programa conta, ainda, este ano com 32 Alojamentos Locais, 26 Turismos no Espaço Rural, 10 Restaurantes, 7 Parques de Campismo e 1 Pousada de Juventude. 

Pode consultar a política ambiental e o plano de ação do Centro de Juventude de Braga aqui.  

CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA

Localizado no centro da cidade, a poucos minutos a pé do centro histórico de Braga, o Centro de Juventude é um espaço polivalente que oferece um alojamento versátil e confortável, adequado a qualquer faixa etária.

SUBSCREBE A NOSSA NEWSLETTER

Contactos

R. de Santa Margarida nº6
4710-306 Braga

(+351) 253 148 682
(+351) 966 754 534

Ver Mapa

Obter Direções